por Prof. Dr. Pedro Antonio Grisa
Deshipnotizar – Maxwell Maltz
Acabara de formular a minha definição, quando ao ler o capítulo sobre Auto-hipnose, no livro LIBERTE SUA PERSONALIDADE, de Maxwell Maltz, encontro a incisiva afirmação:
“Mais importante que hipnotizar as pessoas, é deshipnotizá-las”.
Vibrante e sonora exclamação ecoa pelas paragens interiores de meu ser:
“Perfeito! Perfeitíssimo! Eu tenho razão!…”
Do que eu tinha razão?
Há algum tempo que eu vinha afirmando que “Nenhum ser humano tem medo de sapo, avião, barata, elevador, ambiente fechado ou fantasma – argumentava eu – pois se alguma pessoa vier dizer-me que tem medo de sapo ou elevador não pode ser classificada como gente; pois é muita estupidez para ser gente.
Medo de fantasma
Poderia exclamar, como filósofo grego: “Eureca! Eureca!”
¾ Descobri!… Descobri que, realmente ser humano algum tem medo se sapo, barata, elevador, avião… As pessoas não tem medo de barata ou avião, elas tem medo ou pavor da idéia falsa desses e outros elementos, pela qual estão hipnotizadas. As pessoas não tem medo de ambiente fechado, estão sim, hipnotizadas pela idéia falsa de que “ambiente fechado é perigoso, pois representa ameaça de morte.”
As pessoas, em tais casos, têm medo do fantasma, a fantasia de onça com a qual revestiu o sapo, tem pavor do fantasma de guilhotina ou de caixão de defunto que projeta no elevador.
Deshipnotizar significa, pois, libertar a pessoa do fantasma, da idéia fixa e falsa. E, quando isso acontece, a pessoa descobre que “o sapo com seu jeitinho desajeitado é simpático”; descobre que o elevador é um trenzinho vertical, gostoso para se viajar nele. E a fobia jamais voltará.
Palavras de Jesus de Nazaré
Essa constatação me fez lembrar duas afirmações de Jesus de Nazaré:
1. ¾”É preciso tirar a trave de seus olhos”. “Não olhe a palha nos olhos dos outros, perceba a trave que está em teus próprios olhos” (São Lucas 6)
2. ¾”Só a verdade vos libertará.” (João 8:32)
O que assusta é o perigo imaginário, não a realidade objetiva. É tranqüila a percepção livre e racional do Consciente.
Libertar-se dos pré-conceitos e dos fantasmas, é abrir caminho efetivo para a Liberdade Interior da pessoa, como Ser Humano, racional e livre.
Fixar a Mente num elemento
A essência da Hipnose está, pois, em “Fixar a mente em um elemento”.
¾ Quais são os fatores que induzem o Ser Humano a fixar a mente?
Pode-se afirmar que são essencialmente dois extremos que induzem à fixação da Mente num determinado elemento: O Emocional e o Racional, ou seja, a forte emoção, apogeu da reação automática do Subconsciente, e a profunda convicção, apogeu da percepção do Consciente. A Emoção pode ser fruto da Insegurança ou do Entusiasmo.
A Convicção pode ser resultado do Fanatismo Alienante ou da Libertadora Percepção Objetiva e Racional do Consciente.
Do fantasma à tranqüilidade
No mais amplo significado da palavra, pode-se afirmar que os seres humanos vivem continuamente HIPNOTIZADOS.
Hipnotizados por um ideal ou pela confusão, pela insegurança ou pelo entusiasmo.
O que o Parapsicólogo Clínico do SISTEMA GRISA buscara efetuar, mediante a Orientação Parapsicológica, será, pois: Deshipnotizar ou des-hipnotizar-se das idéias falsas e fantasmas prejudiciais e destrutivos; para hipnotizar ou hipnotizar-se por idéias ou realidades objetivas e subjetivas agradáveis, benéficas e construtivas.
Conclusão
Definição Pangrisiana de Hipnose: “Hipnose é fixar a mente num elemento.”
A hipnose sempre é Consciente.
Todo ser humano está sempre hipnotizado, ora por insegurança, que se manifesta de diferentes maneiras, ora por entusiasmo, que vai da motivação mais simples ao Grande Ideal.
Terapeuticamente falando, a orientação parapsicológica visa deshipnotizar as pessoas das idéias falsas, fanatismo e fantasmas perturbadores, prejudiciais ou destrutivos, e levar as pessoas a hipnotizarem-se por pensamentos benéficos e construtivos, bem como por projetos e ideais que integram a pessoa e a sociedade no processo dinâmico e harmonioso da Evolução Cósmica, comungando com o Criador do Universo, vivenciando, mais e mais, a Paz Interior e a Felicidade.
Pode-se dizer que o ser humano atinge o Estado Hipnótico mais pleno, quando está em Transe – o Subconsciente aflora e manifesta-se de maneira extremamente intensa.
O Transe pode manifestar-se e ser vivenciado pela pessoa de forma descontrolada, ou pode ser Transe Induzido e Conduzido, sob o comando racional do Consciente.
Quando a pessoa está em transe profundo, benéfico e construtivo, a pessoa fica imune a quaisquer influencias prejudiciais. “A agulha não desinfetada que Schitz introduzia no músculo da mão”, e nesse estado mental pode também ocorrer a cura instantânea.