LUZ NO DESERTO

Dr. Pedro A. Grisa

Florianópolis, 14 de outubro de 2010.

– Chi Chi! lelê!… Chile! – eis a exclamação que acompanhou o resgate dos 33 mineiros que ficaram sepultados no interior da mina de cobre e ouro San Rosset, no deserto do Atacama, no interior do Chile, nosso vizinho latino-americano.

Dediquei, creio que ao menos duas horas de meu tempo, a fim de acompanhar, em parte, esses dias heróicos vividos pelas famílias dos mineiros, e da nação chilena, que se fez mundo.

Esse acontecimento inesperado, ainda que previsto por especialistas e até mesmo por trabalhadores da Mina, transformou-se num fato heroico, que marca a Historia do Chile, para sempre. Desejo que, pela observação, análise e reflexão sobre tudo o que ocorreu nesse lugar, sacralizado por tanta força humana e energia divina, torne-se exemplo para meu Brasil e para muitos outros paises, particularmente os Latino-americanos.

Observe!

Cabe observar atentamente as informações, vindas das profundezas dessa momentaneamente-sepultura, que gradativamente se faz pira, altar sacralizado por tantos sacrificios, por tantos corações ajoelhados em prece, por tantas súplicas elevadas aos céus, por tantos hinos de esperança, louvor e gratidão.

Observe-se ainda como reagiram os homens, sepultados nas profundezas da mina. Se houve momentos de espanto – diante do inesperado – quando passam a dar-se conta que há mais alguém a seu lado; e outras vidas vão se somando – aos poucos – os conhecimentos e os treinamentos recebidos por instrutores e educadores em segurança, despertam dentro deles, tomam iniciativas de observação, análise e avaliação da situação em que se encontram. As primeiras iniciativas são de observação, análise e

avaliação; para, a seguir, tomarem as primeiras decisões, visando planejar o futuro imediato. Somente depois, analisam e avaliam as perspectivas possiveis de Sobrevivencia, para um possivel resgate.

Analise!

Cabe também analisar o comportamento desses sepultados vivos, segundo as informações que foram sendo acumuladas no passar dos dias.

Foram indispensáveis Senso e Treinamento de disciplina. O que fica evidente, quando foi preciso definir parâmetros de organização. Para organizar um grupo é indispensável a presença de um líder, de uma chefia, de uma autoridade forte e tranquila, que inspire confiança aos demais.

Mais do que isso – fazendo-se analogia com um organismo vivo, com o corpo humano: não basta ter cabeça, o grupo precisa ter coração com seus sentimentos, lábios com o sorriso do humorista, pernas firmes que mantêm o corpo ereto, braços dispostos a agir…

A análise das notícias que vão chegando das profundezas onde um novo ser vai se formando, permitem identificar que o grupo se torna um corpo só, vem estruturado e funcionando livre e naturalmente, diante dos dois grandes objetivos: Sobrevivencia e Resgate!

Avalie!

É fundamental também avaliar as bases sobre as quais esse novo organismo vivo se manteve de pé e a energia que deu vida e resistencia a esse organismo vivo.

A necessidade é a mãe de toda motivação duradoura e forte. Nesse caso, fica evidente que a necessidade de Sobrevivencia lança o maior brado motivacional. Contudo esse mesmo brado poderia fazer-se inútil e destruidor grito de desespero. Todavia o grupo possui, presente em cada um desses homens, afeitos às lutas cotidianas, nas quais, desde meninos , haviam temperado seus nervos e seus músculos na têmpera do aço:

Da Disciplina, da Organização, do Trabalho, da Dedicação, da Competencia, da Honestidade, forjando Pessoa de Carater, que pode, nesse momento crucial, erguer-se e exclamar: “Sou inteligente e sou capaz, tenho coragem e tranquilidade e sempre me sinto muito bem, maravilhosamente bem, diante de todas as situações, especialmente neste momento ímpar de nossas vidas e de nossos familiares e de nossa Patria!”

Essa Avaliação somente será valiosa e servirá de modelo, quando se perceber conscientemente que essa tragedia, não foi além do drama e se fez vitoria e festa, porque todos os que, de diferentes maneiras deram sua contribuição de controle, calma, coragem, confiança, esperança, amor e fé.

Saiba-se, para sempre, que não foi milagre vindo exclusivamente dos céus. Foi Vitoria conquistada passo a passo, incluindo o passo da Fé, em sua vasta gama de cores e tonalidades.

Ouça atentamente: “Se Deus quiser”, coisa nenhuma. Deus sempre quer, cabe aos seres humanos darem sua contribuição, para um final feliz. Como os mineiros do deserto do Atacama e todos os demais colaboradores demonstraram nesse feito histórico que consagra o Chile como nação adulta.

A autoconfiança fundamenta-se na Segurança. E esta, por sua vez, alicerça-se nas condições fundamentais de Sobrevivencia.

Por favor, ouça-se esse recado:

“Os chilenos, sempre preparados para possiveis momentos dificeis, eles sabem sempre colocar a poupança financeira à frente da desvairada compulsão consumista.”

Todas as famílias dos mineiros do Atacama possuiam suas reservas bem guardadas, por isso também puderam financiar sua permanencia de 70 dias diante da sepultura, até que a gloria da Ressurreição resplandeceu na manhá branca que anunciou um novo tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras