Teimoso é o Vencedor!
Sempre que alguém me chama de teimoso; prontamente agradeço:
– Grato pelo elogio! O silêncio e olhar de surpresa se fazem interrogação.
Imediatamente, explico: “Todos os grandes homens e as grandes mulheres do Planeta, todos eles foram chamados de “teimosos”, em vida.
Depois, reconhecidos os resultados de suas teimosias, foram aplaudidos como persistentes e vencedores.
Em minhas atividades de Parapsicólogo Clínico, alerto os meus sócios em terapia:
– Cuidado! existem dois tipos de Teimosia:
. a da Mula Empacadora e
. a do Burro de Tração.
Saiba, pois, fazer bem a escolha.
Duas Teimosias
A da Mula Empacadora, que fica plantada no mesmo lugar, sem dar passo algum; a do Burro de Tração, que, passo a passo, puxa a carroça morro acima.
A teimosia da Mula Empacadora, que fita o chão e as próprias patas; a do Burro de Tração – olhar fixo no topo do morro – caminha firme, disposto e determinado.
A teimosia da Mula Empacadora que mantém as patas presas ao solo, como se seus cascos fossem peias irremovíveis; a do Burro de Tração que faz dos seus cascos pontos de apoio para as alavancas de suas pernas que o impulsiona para cima e para frente!
A teimosia da Mula Empacadora que permanece parada, ignorando os horizontes abertos, diante de seus olhos e de seu olhar; a teimosia do Burro de Tração que se sente fascinado ao olhar o alto da colina e o azul do céu, movendo seus passos firmes ao encalço do objetivo colimado!
A teimosia da Mula Empacadora que se petrificou, estática, como monumento erigido – discurso mudo – proclamando às gerações futuras do que é capaz a Cega Estupidez, oriunda da Teimosia Empacadora!
E lá está, no alto da montanha, projetada no azul do firmamento, a imagem do persistente movimento – duas patas firmes sobre o solo e duas patas erguidas para o novo passo – clamando aos corações dos jovens desejosos de vitórias, aspirando os louros de campeões – que a alegria da meta alcançada e a certeza da conquista alimentam a vida somente dos que cultivam a Teimosia da Tração!
Você sabe escolher entre a peia e o apoio da alavanca!
JOMARIR PANGRIANIR
Do alto da Serra Azul, admirando o serpentear do Jacutinga e do Uruguai, ouvindo a voz da Rádio Aratiba, o coração mergulhando nos horizontes geográficos e históricos de meu tempo de Menino.