Tragédia de Santa Maria repercute pelo Planeta

A madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 está gravada no lenho da árvore da vida com letras negras de um inesperado pirógrafo.
A árvore da vida, presente em muitos corações humanos, foi sacudida por um vendaval de emoções e muitos ramos gemeram as lufadas do vento.
Se meu objetivo fosse produzir um belo texto literário, prosseguiria no ritmo e cores do parágrafo acima.
Contudo, já prometi para meus amigos do facebook que iria tecer algumas considerações sob três enfoques. É o que faço a seguir.
 
Excesso de população no planeta: Tudo o que inflaciona perde valor…
Já abordei esse tema em outras ocasiões. Contudo, os gritos e gemidos que explodiram em Santa Maria e se difundiram em ondas circulares e concêntricas pelo Sul do país, pelo Brasil e pelo Planeta, me fizeram refletir novamente sobre essa questão.
Sempre que há concentração exagerada de uma espécie de seres vivos em espaço limitado e delimitado essa verdade brilha e grita em tons e cores mais vibrantes e mais luminosos: Tudo o que inflaciona perde valor!
Os jovens universitários engaiolados numa pequena e misera boate, foram vistos apenas como produtores de cifras para os donos da boate e apenas como bonecos sem valor diante de uma banda que só pensava em se exibir com o brilho dos fogos, como autênticos palhaços animando a massa de bonecas e bonecos.
Tudo arremessado na lata do lixo inflacionário.
Contudo, quando o fogo arrancou as pessoas do fantasma ilusório da festança e ouviu-se o clamor do povo…

Lembrei-me de Castro Alves: “A praça é do povo!”
Porém, o povo jovem não estava numa praça, estava numa jaula e a jaula ardeu.
E as interrogações floresceram enquanto vivos e mortos eram despejados na rua pela única boca desse monstro chamado Boate Kiss. Que beijo de fel umedeceu tantas bocas molhadas pelas lágrimas de dor e pela dor amarga vinda do coração.
Acolher os Inocentes que Padecem.
 
Ontem, enquanto as imagens de Santa Maria se espalhavam pelas ondas do espaço e do tempo, multiplicadas pela minha imaginação, tive o desejo imenso de acalentar ao color – lembrando meu tempo de babá, quando tranquilizei o coração e amainei o choro de tantos bebês – tantos familiares das vítimas de um multiplicar de irresponsabilidades, que se fizeram açoites dos mais violentos e doloridos.
__Mães e pais, namorados(as), esposas e maridos, irmãos e irmãs, filhos e filhas, parentes e amigos das vítimas, lembro a vocês que as pessoas não morram, apenas mudam o modo de viver!
Sei que nesse momento de dor essas palavras podem ser lidas e ouvidas, como conjunto de termos sem significados.
Todavia, volto a afirmar seu e seus entes queridos não morreram na tragédia de Santa Maria, o que morreu foi tão somente seu corpo.
A pessoa dele, dela, deles, delas, continua viva e presente – mais presente do que nunca – entre nós e junto a você e vocês.
Se nesse momento seus olhos choram, seu coração geme e seu corpo treme, exclamo eu:
Parabéns para você e vocês todos. Se ela era uma filha maravilhosa, ele era um filho maravilhoso, parabéns para eles e obrigado pela boa lembrança que deixo para muitas pessoas.
Já sabemos a mais tempo, que pelos frutos se conhece a árvore. Portanto, significa que você e vocês foram bons e ótimos pais, mães, irmãos, namoradas, namorados e cônjuges.
Sentir saudade da presença física da pessoa, cujo corpo foi embora é dolorido; porém digo, com toda confiança, quase alegria:
Parabéns, Parabéns a todos os que podem ter, ainda que doloridas por um tempo, tais lembranças e saudades.
O fogo que ardeu na boate Kiss sirva para arder no crisol que purifica as almas e os corações da geração atual, das gerações presentes e das futuras gerações!… Que esse fogo queime o desejo desenfreado dos ganhos fáceis, das vantagens superficiais e passageiras, da incompetência e irresponsabilidade das mais diferentes autoridades.
Ontem, ainda não calor das notícias, ouvia alguém exclamar:
__ O que estariam fazendo crianças de 16-dezesseis e 17-dezessete anos, numa boate às duas da manhã…?
E a mesma voz prosseguia:
__Já não foi editado um Estatuto da Criança e do Adolescente que preconiza determinados deveres?…
Será que precisamos reduzir o número de habitantes no Planeta Terra? Talvez…
Todavia, o que me parecer ser mais urgente é buscarmos dar qualidade a educação brasileira e mundial.
Também as pessoas podem aprender a respeitar mais a saúde do seu corpo, de sua família, de sua comunidade, da Pátria e do Planeta.
Um Autêntico Pacote e uma Cadeia de Irresponsabilidades!
 
Quanto a esse assunto citarei apenas alguns tópicos.
  • ·         A quem caberia à responsabilidade de orientar as meninas e meninos de menor a não frequentar casa noturna com nome sugestivo de Boate Kiss?
 
  • ·         Qual a formação da autoridade que afirmou que a boate tinha todos os instrumentos de segurança necessários e funcionando adequadamente?
  • ·         Estudantes de uma Universidade Federal podem promover evento desse porte envolvendo tantos jovens, sem ter autoridade maior – professor(s), coordenadores, diretor, diretores – animando, orientando e supervisionando tal evento? Avaliando as condições do local escolhido? Ou ajudando a selecionar?…
  • ·         Se essa boate situada no centro da cidade possuía tais condições e tais liberdades, que aconteceria em centros de eventos de festanças noturnas em outros locais da cidade, da região, de beira de estrada?…
Você, caro leitor e interessado em meu parecer, você também pode refletir e avaliar muito mais pontos e refletir com mais qualidade do que acabo de expressar…
È o fim de uma Era. È preciso despertar para um novo tempo!
Todos os povos que, para seu tempo, atingiram elevado grau de desenvolvimento tecnológico, riqueza financeira e econômica, e elevado índice populacional, estruturados em URBS e impérios. Atingiram seu apogeu e depois veio a decadência ética, moral – eivada de irresponsabilidade e festanças – que corroeram as estruturas éticas, morais, religiosas e humanas ruindo por terra e deixando apenas o pó da implosão levado pelo vento.
Só para ilustrarmos:
Assim foi com Babilônia, Roma, antigo Egito e porque não lembrar a lenda ou realidade da Atlântida que sumiu mergulhada nas águas do tempo…
Que será da nossa aldeia global? Da civilização do século XXI, repleta de brinquedos tecnológicos e de informática?
Alguns sinais se fazem presentes, às vezes com intensidade indesejada. Não é verdade Santa Maria do meu querido Rio Grande do Sul?
Observe as notícias mais repedidas pelos nossos veículos de comunicação…
Abstenha-me de poluir minha mente e a dos meus leitores, repetindo sequer os títulos de tais informações e ditas novidades.
As notícias fatídicas são repedidas com insistência doentia, enquanto informações sobre importantes realizações, por vezes, sequer ganham uma linha, um minuto, uma imagem…
È tempo, pois de darmos nossa contribuição para que desapareçam do nosso meio tudo que possa ter semelhanças com a central boate Kiss!!…!!!
28/01/2013
Abraço Cordial, Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras